quinta-feira, setembro 30

Hoje é dia de miragens...


Rock N' Roll Singer, Mark Kozelek

I´m gonna be a rock 'n' roll singer
I´m gonna be a rock 'n' roll star

Ok, vamos lá votar nos nossos preferidos para os mtvU Woodie Awards 2004!

quarta-feira, setembro 29

Música do Dia

Lost Cause, Beck

A próxima ida ao Teatro:


Violeta puta de guerra


"Acabada a guerra, as tropas coloniais fazem as malas para voltar para casa. É a última noite de um contingente no território. Dentro das "flats", os soldados comemoram a partida, dançam ou cantam em pequenas festas, um toca harmónica, antevêem a chegada a casa, a namorada, a mulher, os filhos. Violeta, essa, depois de acarinhar dezenas na sua alcova, recorda a vida que levou e está a acabar. Bate de porta em porta pedindo que a levem. Diz que não tem dinheiro. Chama pelos nomes dos antigos "namorados". Mas eles não ouvem ou não querem ouvir. Têm a música alto ou estão bêbedos, ou tapam os ouvidos. Ela chora, implora, rasga as roupas, oferece-se de graça porta a porta. Mas eles, nada. Divertem-se, riem alto. Numa das "flats", um soldado aumenta o volume do rádio. No fim, ouvem-se botas e hinos revolucionários. Vêm buscá-la para um campo de reeducação. Não pode haver tolerância com quem amou ou fingiu amar os colonialistas. Como Violeta." Fernando Sousa
texto: Fernando Sousa
encenação: Mário Trigo
interpretação: Joana Fartaria, Júlio Martin, Mário Trigo
apoio ao movimento: Stephan Jurgens
vídeo: Fernando Galrito
sonoplastia sobre motivos: João Lucas
desenho de luz: Mário Trigo
figurinos e espaço cénico: Imaginário Colectivo
co-produção: Teatro Focus e Teatro TapaFuros

No Teatro da Trindade-Sala Estúdio de 29 setembro a 24 outubro (quarta a sábado 22h domingo 17h)

Mais uma excelente notícia: o terceiro álbum a solo de Stephen Malkmus chega na Primavera de 2005.

Stephen Malkmus está de volta aos álbuns. Segundo o site da Les Inrocks, o sucessor de Pig Lib, de 2003, deve chegar na Primavera de 2005.

Neste trabalho, o seu terceiro sem os Pavement, Stephen Malkmus conta com a participação da sua nova banda, os The Jicks.

O álbum ainda não tem título, mas deverá incluir algumas músicas apresentadas recentemente na digressão norte-americana do grupo: Kindling For The Master, Self Portraits As Joe Current, Pencil Rot e Kendrick Watch The Cat.

Entretanto, a Matador acaba de anunciar a reedição do álbum Crooked Rain, Crooked Rain, que os Pavement lançaram em 1994. À semelhança do que aconteceu com a reedição de Slanted & Enchanted, Crooked Rain, Crooked Rain: L.A.'s Desert Origins chegará às lojas com um segundo CD, recheado de inéditos, músicas gravadas ao vivo e lados B de singles dos Pavement. (fonte)

terça-feira, setembro 28

"As fantásticas aventuras da Vaca Pi começaram na desaparecida revista "(À Suivre)" em 1992, sendo publicadas directamente em álbum depois do desaparecimento daquela publicação (Edições Casterman). À pujança satírica e irónica do conteúdo temático corresponde, nesta BD original e criativa, um estilo gráfico pouco "clássico" que rompe deliberadamente com as convenções do género ao adoptar sem cerimónia colagens, fotos, "lettering", audaciosas propostas cromáticas e outros signos na composição das pranchas." (MAIS INFO)

Como sempre, tudo o que rompe com as convenções é BOM! Neste caso é MUITO BOM^^ Grande Pi!!

Música do Dia

Still in Love, The Stills (mp3)

2005 anuncia-se como um ano rico em novos discos dos meus Pedaços de Céu. A juntar ao Beck, Mars Volta, Flaming Lips e Gorillaz (do Damon), o novo dos Grandaddy, um álbum de versões de algumas das músicas preferidas de Jason Lytle:

Os Grandaddy estão de regresso aos discos. De acordo com a pitchforkmedia, a banda de Sophtware Slump prevê para a próxima Primavera o lançamento do seu novo álbum, que sucede a Sumday, de 2003.

Segundo a mesma fonte, uma das canções do trabalho, ainda sem título, foi escolhida pelo vocalista Jason Lytle para uma mix tape com algumas das suas músicas favoritas.

Na origem da colectânea esteve o facto de Jason Lytle se ter apercebido que preferia sempre as canções menos conhecidas de cada disco, em detrimento dos maiores êxitos ou dos singles de cada álbum.

A mix tape inclui temas de Beck, Snow Patrol, Giant Sand e Pavement, bem como Nature Anthem, a incluir no próximo disco dos Grandaddy.

«Esta canção é um tributo a estar ao ar livre. A ajudarem-me nos coros estiveram uns quantos miúdos frente a uma fogueira», explica Jason Lytle, citado pela pitchforkmedia.

Fica o alinhamento da compilação.

01. Beck, We Live Again
02. Beulah, Burned By The Sun
03. Earlimart, Color Bars
04. Snow Patrol, Run
05. Golden Boy, Wild Was the Night
06. Giant Sand, Bottom Line Man
07. Fruitbats, The Little Acorn
08. Home, Comin' Up Empty Again
09. Jackpot, If We Could Go Backwards
10. The Handsome Family, I Feel
11. Little Wings, Sand Canyon
12. Pavement, Motion Suggests
13. Blonde Redhead, For The Damaged
14. Virgil Shaw, Twisted Layers
15. Grandaddy, Nature Anthem (fonte)

segunda-feira, setembro 27

E outro regresso para 2005, desta vez o projecto de Damon Albarn, os Gorillaz:

É editado no primeiro semestre de 2005 o novo álbum dos Gorillaz, o segundo da carreira da banda. Para este novo trabalho, a primeira nota de destaque é a substituição do produtor do álbum, já que desta vez, a acompanhar Damon Albarn, vai estar Danger Mouse e não Dan The Automator, como aconteceu em Gorillaz.

Entre outros feitos, Danger Mouse é conhecido pelas remisturas à volta de The Black Album e White Album, respectivamente de Jay-Z e Beatles.

Neste momento, o líder dos Blur e Danger Mouse estão em Inglaterra a ultimar as participações no álbum, sendo certa apenas a presença de De La Soul. (fonte)

O regresso da Ginger-ale Afternoon em 2005:

Os Flaming Lips anunciaram o título provisório do seu novo álbum. At War With The Mystics sucede a Yoshimi Battles The Pink Robots e deve chegar às lojas em meados de 2005.

De acordo com o site da XFM, o vocalista da banda, Wayne Coyne, descreve o trabalho como «mais orgânico».

Gravado perto da fronteira dos EUA com o Canadá, nos estúdios do produtor e colaborador do grupo, Dave Friedmann, o disco incluirá canções chamadas Space Bible e a já comentada Mr. Ambulance Driver.

«É sobre um tipo e uma tipa. A rapariga está a morrer, depois de ter tido um acidente de carro, e é sobre o momento que eles partilham enquanto a ambulância se aproxima», descreve Wayne Coyne, segundo o qual os Flaming Lips «deixaram os sons de robot para explorar os sons que são feitos por robots mas que soam orgânicos».

O vocalista considera que At War With The Mystics é «uma espécie de Dixieland progressiva, espero que não muito além do que é audível», e mantendo os elementos de «lesões psiquiátricas» que caracterizam os Flaming Lips.

Ainda de acordo com o site da XFM, os norte-americanos cederam uma nova faixa, de título SpongeBob & Patrick Confront The Psychic Wall of Energy, à banda-sonora do filme Spongebob Squarepants Movie. (
fonte)

Ontem foi dia de Niceland no Indie Lx.
Fui vê-lo pensando que a história corria o risco de ser um drama a puxar para o deprimente. Felizmente enganei-me.
Muitos sorrisos, algumas gargalhadas (assentes num humor algo negro, mas enfim...) e uma bela lição sobre a vida e qual o sentido da mesma.
A ver. Repete na 4ª às 22h no S. Jorge.

Hoje é dia de cinema de novo:

Primavera, Verão, Outono, Inverno... e Primavera

Dois monges partilham um mosteiro flutuante, num lago rodeado de montanhas. À medida que as estações se sucedem, as suas vidas tornam-se mais intensas, o que os conduz a uma enorme espiritualidade, mas também à tragédia. Sob o olhar atento do Velho Monge, um jovem monge experimenta a perda da inocência: as brincadeiras que se transformam em crueldade, o despertar do amor quando uma mulher entra no seu mundo fechado, o poder assassino do ciúme e da obsessão, o preço da redenção, a iluminação da experiência. (público.pt)


[clicar na imagem] (mp3)

Música do Dia

Miss Misery, Elliott Smith (mp3)

domingo, setembro 26

No one here day...


[clicar]

Please leave a message.

Música do Dia

Vocal, Madrugada (mp3)

You better run, you better run
You better not wait too long
You better run, you better run
You better run for you have a heart
So let's start, so let's start
So let's start, tear it all apart
You better run, you better run
You better run for you have a heart
Well, oh, well, oh, you know it's only so much I can take
I buried my head in that pillow for a million days
So, oh, oh well, I'm sorry but I do not care to wait
Dare not walk through the light
Dare not walk through the light

Your vision's travelled far today
So why don't you run away
Your vision's travelled far today
Like in the times when you say

I have a cry, I have a cry, and I will not be contained
I have a cry, I have a cry, and I will not be contained, no
Oh well, oh you know it is only so much I can take
Buried my head in that pillow a million days oh, oh
Oh well, I'm sorry but I do not care to wait
Oh, dare not walk through the light
Dare not walk through the light, oh

Oh, dare not walk through the light
Dare not walk through the light


Niceland. À descoberta no Indie Lisboa, entre outros.

sábado, setembro 25


Para uma noite mais wild... [clicar na imagem] (mp3)

As sextas à noite são interessantes. O fim-de-semana que se avizinha, o descanso de uma semana de trabalho, os planos para descomprimir, para relaxar ou/e para diversão à grande.
Ontem desejei um bom fim-de-semana a um amigo, este retribuiu e acrescentou: "Curte mesmo muito bem!" Achei piada pois, estando eu numa situação de desemprego, o fim-de-semana acaba por não ser propriamente algo de extraordinário. Ri-me. Respondi que os planos não eram de facto de alucinar: umas visitas à feira da ladra, à feira do livro. "Música e Literatura, nada de muito wild!"
- "Umas coisas wild também são importantes."
- "Ah, espera! Fui jantar à Cantina Mariachi: Nachos, alambres e sangria! Parece-te wild o suficiente?" :D
.....

Esqueci-me de acrescentar que passei também por um supermercado naquele centro comercial a oriente e que, entre amaciador, madalenas com recheio de morango e martini, estive num dilema complicado, dividida entre a escova de dentes que trazia como bónus o dentífrico (ou vice-versa) e uma outra escova que tinha o extra massajador da língua...

Música do Dia

Cocoon, Björk (
mp3)

sexta-feira, setembro 24


[clicar na imagem] (mp3)

Fill yourself with dreams
fill yourself with dreams
come fill yourself with dreams

Harmony, Clinic

Música do Dia

Love Will Tear Us Apart, Joy Division (mp3
)

dou por mim
a olhar
o tecto
olhar
atento ao
estuque
que
ameaça
cair
nas
frestas
que
se abrem
julgo
vislumbrar
um sinal
um alerta

encontro
bocados
no chão
coloco-me
sobre
eles
despedaço-os
com os pés
até levantar
poeira

olho-te
em
desafio

faz
pontaria

quinta-feira, setembro 23

Repara nos restos de Verão escondidos debaixo do tapete. Migalhas pequeninas...

APANHA-OS!!!!

Eu devia ter uma rubrica chamada Mais uma banda da Domino...

De facto aqui está mais uma banda da Domino :D


The Folk Implosion

E
aqui (a página da banda na referida editora) a possibilidade de ouvir um pouco da música destes The Folk Implosion.

salto
salto
salto
a ver
quem
salta
mais
alto

...

O novo álbum dos Rilo Kiley



A ouvir aqui: Rilo Kiley Album Player

Nuestros hermanos também têm algumas bandas interessantes... poucas é certo... :p

Uma das excepções são estes tipos:

Tokyo Sex Destruction

Vi-os no Barreiro Rocks do ano passado tal como ao nosso Homem-Tigre. Comprei lá o álbum Le Red Soul Communitte pois gostei bastante do que ouvi e vi naquele palco.

Dá para ouvir algumas coisinhas destes moços
aqui e aqui (clicar em mp3). Têm de procurar um pouco na página mas vale a pena.

Música do Dia

You'll Never Walk Alone, Die Toten Hosen (mp3)


[clicar na imagem] (mp3)

quarta-feira, setembro 22

WFMU-FM aka eu quero uma rádio assim!!!

Exemplo:

Inner Ear Detour with David

Um dos programas começa com uma das mais belas canções dos Magnetic Fields I Looked All Over Town do mais recente álbum I e depois é uma viagem digna dos mais puros alucinogénios.

Cerca de 45 minutos de uma experiência radiofónica para os mais corajosos:

Inner Ear Detour with David

Se gostarem, têm mais num dos novos Pedaços de Céu: O Ouvido do David! Oh Yeah!!!

"One of the best new festivals to hit the circuit!"^^ Os canadianos também andam muito indieabrados;)

O regresso de "mais uma das minhas estúpidas listas aka indie da Sandra"

1. The Magician - Clinic

2. I Love You Cause I Have To - Dogs Die In Hot Cars

3. Sideways In Reverse - Mark Lanegan

4. Fever - Pink Grease

5. Ocean Breathes Salty - Modest Mouse

6. On To You - The Constantines

7. Goodnight For Real - Beauty Pill

8. Healing Waters Of The Flood - Chris Eckman

9. Good Friday - CocoRosie

10. Lost - The Cure

(compilação de músicas anteriormente postadas)

Música do Dia

Wuthering Heights, Kate Bush (
mp3)

Mas nessa altura dançavam pelas ruas fora, quais fantoches febris, e eu trotava atrás deles, como toda a vida fiz no encalço das pessoas que me interessam, porque as únicas pessoas autênticas, para mim, são as loucas, as que estão loucas por viver, loucas por falar, loucas por serem salvas, desejosas de tudo ao mesmo tempo, as que não bocejam nem dizem nenhum lugar-comum, mas ardem, ardem, ardem como fabulosas grinaldas amarelas de fogo-de-artifício a explodir, semelhantes a aranhas, através das estrelas e, no meio, vê-se o clarão azul a estourar e toda a gente exclama: "Aaaah!"

Pela Estrada Fora, Jack Kerouac

terça-feira, setembro 21

E, finalmente, tudo explicado:

"Ministra da Educação acabou de fazer uma comunicação ao país em que indicava que a provável causa para que as listas de professores não tenham sido anunciadas, sem erros e na devida altura, porque todos os funcionários da Compta estiveram a tentar resolver esta charada".

Povd,
Homepage

(num dos inúmeros comentários à charada mais concorrida da blogosfera)

Ahhhhhh!!! Grande notícia:

Os Lemonheads estão de volta!!!!


LEMONHEADS frontman EVAN DANDO has confirmed the band are writing another album.

Dando, who was providing vocals for seminal band D.K.T/MC5's recent tour, decided to leave to concentrate on new material for the band, who had a string of hits in the early Nineties.

Writing on evandando.com he wrote: "I want to tell you all what a great time I had singing with D.K.T/MC5. After doing 42 shows I decided to leave the tour. I need to finish writing the next Lemonheads record. The MC5 tour inspired me greatly and I'm now ready to get back to working on my own music.

"I would like to thank Wayne Kramer, Michael Davis and Dennis Thompson for giving me this remarkable opportunity."

The album will be the groups first since 1996?s 'Car, Button, Cloth'. (
fonte)

Se realmente foi por esse motivo que não apareceste em Paredes de Coura, ok Evan, estás perdoado! :D

A ouvir: Mrs. Robinson (acoustic band version)

Hoje é dia Pogues por aqui:



A ouvir: Fairytale of New York
(mp3)

Ainda na ressaca do InterMission...

E viva a Irlanda!

Música do Dia

One More Ride, Johnny Cash (mp3)

Abro a porta da despensa: farinha, açúcar, ovos...
Espreito a receita do bolo, retiro a tigela do armário, procuro a colher de pau. Aperto o avental, prendo os cabelos num rabo de cavalo.
Observo atenta a mesa da cozinha. Espero-te.
Começamos?



Começamos, sim. Dentro de segundos... procuro dois elásticos q prendam as tranças do meu cabelo. Dou um nó por trás do teu avental, coloco o meu... q é mt mais prático, pois veste-se qual um colete. Olho os ingredientes, esboço-te um sorriso e digo: aparentemente, n te esqueceste de nada. O meu olhar de troça n te incomodou nem um pouco, e eu sorri para mim e murmurei: ainda bem. Sei q queremos um lindo bolo de iogurte, mas agora e para já... vou apenas ligar o forno a 250 graus. Calço as luvas de plástico transparente, separo as tigelas, e tenho já uma mini balança perto de mim... ajudas-me agora?

Olho-te admirada. O teu ar profissional e sério torna difícil reprimir as gargalhadas que me fazem cócegas na garganta. Digo apenas:
Pesas a farinha e peneiras mto bem, enquanto eu separo as gemas das claras, sim?
Determinado, pegas na receita e lês em voz alta: 200 gr. Óptimo!
Observo os movimentos rápidos e nervosos dos teus dedos e rio por fim. Voltas-te, fazes um ar incomodado: Menina, isto não é uma brincadeira! É uma tarefa complexa e que exige concentração!
A repreensão apanha-me de surpresa. Fico parada por momentos, tentando ler o teu rosto. Denuncias-te, erguendo o sobrolho, espiando a minha reacção.
Gargalhadas.



Sim, gargalhadas de olhos cerrados. Estas, entoaram em eco... cuidado, menina!! Devo-te anunciar q já passam das 04:00 da manhã. As paredes de tijolo moderno deixam passar todo e qualquer movimento sónico repentino. Mas n quisemos saber, o riso era bem patente: Incontrolável! Afinal, n havia sentido na seriedade deste objectivo... um bolo de iogurte perfeito n existe, todos imaginam o seu como tal. Mas nem isso passava na tua cabeça, ideal seria sim... confrontar a beleza da força de um anúncio de calor a transformar uma tigela de batido num projecto sólido, enfatiado para cumprir o nosso apetite. A balança mediu a nosso favor ;) o açúcar n foi poupado! Vi, por dentro dos teus olhos, a tua fértil imaginação a ponderar se devias deixar os restos perdurados da tigela para rapares às minhas escondidas... n foi assim?



hummmm... Sabes que a gula é um dos meus vários pecados. Mas não me acuses também de egoísmo! Tencionava partilhar contigo a tigela, acrescento sorrindo.
Esperamos que o bolo nos surpreenda no seu crescimento fermentado. Se assim não for, direi que a culpa é tua que não mexeste bem até fazer múltiplas bolhinhas :P
Esperamos.

Esperamos, sim... a luzinha vermelha lá está, especada e luzidia qual um maestro q acompanha cada minuto da fermentação. O calor q o forno fornece dá-me uma ideia: pq n abrir o licor mistério, preparado pela senhora "mistério" de seu nome inquilina. Soube há dias, q há uma réplica guardada sob o sol do velho mostruário da loja-casa, aqui logo ao lado... caminhamos até lá enquanto o bolo se solidifica, e entretanto passeamos a nossa conversa em dia, sobre segredos a revelar, e gargalhadas de permeio q batutam sobre saudosos momentos, já passados ou por passar. Abrimos a escada, retomamos os nossos lugares... tu és a dj!!!! Pq n pões a música do dia, para que descalços, e enquanto esperamos, pudessemos dançar sobre os sofás, as cadeiras, ou até, porque não, sobre o chão...

Sim, dançamos descalços... Já me habituaste a esse ritual, parceiro de danças na madrugada. Mas não rodopiemos muito que o licor, na sua doçura, escondia o seu verdadeiro poder. E a música baixinha apenas a sussurrar-nos notas gentis. Lembra-te dos vizinhos.
Dancemos, atenção às pisadelas... gargalhadas. E o bolo já cheira e a melodia embala-nos na alegria da missão cumprida. Está bem coradinho e arrefece na mesa da cozinha.
A música recomeça. Dancemos mais um pouco. Depois iremos brindar às noites em que enganamos o tédio a fazer bolos, deitados no chão, trincando felizes as nossas fatias.

A ouvir: i am going home to bake a cake (mp3)

------Bolo feito a meias com o Ileee. Obrigada pela ajuda, ficou uma delícia! ;)------

segunda-feira, setembro 20

O post gamado aos Galarzas:

Setôr

Professor, ninguém te quer
Foste colocado à margem
Do ensino e deste sistema
Sem resposta ou bagagem.

Por que queres tu ensinar
Se ninguém quer aprender,
A falta de cultura é um dom
Ao subir a escada do poder.

E é por isso que mais vale
Não te preocupares mais
É melhor ter um governo
De ignorantes tios de Cascais.

Godofredo Freire, Lousada, Setembro 2004

Posted by: X Galarza / 03:57

Amém!

Umas linhas a propósito do InterMission (Intervalo).

Fala de amor, desilusão, patrões prepotentes, buços, tipas e tipos perdidos na confusão da vida e outras coisas importantes para todos nós.
Despretensioso, divertido, inteligente.
A banda-sonora também cumpre bem os propósitos: Out of control dos U2 bem recuperada, sendo a presença da I don't want to get over you dos Magnetic Fields o momento alto.
Vale a pena ver.

P.S. -- Cillian Murphy continua um rapaz jeitoso ;)

Músicas Especiais XXIV

Can you find me space
inside your bleeding heart


It falls apart

It falls apart

Falls apart

Passive Agressive, Placebo (
mp3)

Steve Earle é um músico que dispensa apresentações. Uma vida cheia, numa palavra, survivor.

Tem, por isso, muito para nos contar.

Para além do que nos diz nas suas músicas, o Steve também tem um blog.
Dêem uma espreitadela:

Steve Earle - The Revolution Starts...Now

Pela madrugada fora...

This River Only Brings Poison, Dakota Suite

A ouvir: Sand Fools the Shoreline (
mp3)

Música do Dia

American Wheeze, Sixteen Horsepower

domingo, setembro 19

E já está quase...

Esta sexta-feira, dia 24, o indie Lisboa, 1º festival internacional de cinema independente, começa no cinema S. Jorge.

Por aqui, enquanto se aguarda o início das hostilidades, aponta-se ao próximo alvo: InterMission


"Uma história sobre pessoas à deriva e a sua incessante busca por alguma forma de amor".
Um filme irlandês, 1ª realização de John Crowley que conta no seu elenco com o recém-conhecido actor Cillian Murphy :)
(só é pena seres Peixes, Cillian...)

You wear nothing
But you wear it so well


Crash into me, Dave Matthews Band


E o Vício regressa com a força toda!

Nick Cave está na Europa a partir de hoje, em promoção de Abattoir Blues / The Lyre Of Orpheus, o seu novo álbum duplo com os Bad Seeds.

De acordo com o site do australiano, a tournée vai passar, numa primeira fase, pela Turquia, Rússia, Noruega e Finlândia. Estes países terão a visita de Nick Cave a solo, ao passo que, em Novembro, o músico actuará, com a sua banda, no Reino Unido, França, Alemanha, Dinamarca, Holanda e Áustria.

Entretanto, também no site de Nick Cave, é possível escutar quatro músicas gravadas ao vivo, durante um concerto dos Bad Seeds em Itália, há dois anos.

'There Is A Kingdom', 'Darker With The Day', 'Gates To The Garden' e 'West Country Girl' são as faixas disponibilizadas
aqui.

Abattoir Blues / The Lyre Of Orpheus chega às lojas este mês. (fonte)

Há muitas formas de se descobrir bandas e a Dave Matthews Band conheci-a de forma peculiar. No saudoso programa Os Três Duques. Vocês sabem quem eles eram/são. Felizmente voltam a presentear-nos com a sua "presença", esses Bons Rapazes.
Sim, foi o próprio Mestre quem ma deu a conhecer nessa célebre entrevista aquando do seu primeiro concerto no Coliseu de Lisboa no dia 28 de Maio de 98. Era o final da enormeeeeeee digressão do brilhante Odelay e trazia na bagagem o seu outonal Mutations. Tantas surpresas nessa tarde. Tantas emoções e felicidades nessa noite histórica pela primeira vez frente à querida obsessão.
Mas adiante, pois hoje falo da Dave Matthews Band.
Mr. Hansen tinha feito a primeira parte para a dita banda, de popularidade imensa na terra natal, os States.
Só poderia era ficar curiosa com este facto. Tive de os ouvir. Querida Fonoteca...

Pouco depois comprei esta pérola:



É-me uma banda muito querida por este motivo e por outros. E hoje ouço-a...
Insistentemente...

Música do Dia

Satellite, Dave Matthews Band (
mp3)

But there's nothin' in them dizzy heights
Nothin' down that trail
Just a truckload of sad dilettantes
Dressed up just to fail

Restless, Chris Eckman

sábado, setembro 18

Começou ontem mais uma Feira do Livro da Amadora integrada como habitual nas Festas da Cidade que comemora desta vez o seu 25º aniversário. Decorre até dia 5 de Outubro.

(Segunda a quinta das 14h00 às 22h00
Sexta e sábado das 14h00 às 23h00
Domingo das 14h00 às 22h00)


[clicar na imagem] (mp3)

Gumes - VII, Mão Morta

- Ouviste o que disse o aquecedor?
- Como?
- Repara na luz. Repara como muda de intensidade... Está a dizer qualquer coisa!
- Mas isso é um aquecedor, não fala!!!
- Shut!... Não ouves o murmúrio?... Está a dizer qualquer coisa!
- Mas isso é o barulho da electricidade a passar...
- Shut!... Escuta!...
- Deixa-te de tretas. Vamos embora!
- Não posso.
- Não podes?!?...
- Tenho de ficar ao pé da luz. Está a querer dizer-me qualquer coisa! É
importante!...
- Importante?!? Ainda acabas é na Casa Amarela a apanhar choques eléctricos...
- Pois eu acho que há aqui uma entidade qualquer, um ser de outra dimensão, uma
energia cósmica, a tentar estabelecer contacto comigo... Repara no cintilar, nas
pequeninas explosões de luz... Isto não é electricidade!
- Não!... Isso não é electricidade... São miolos a fritar!
- O quê?
- Disse que tens os miolos a fritar. Deve ser do calor...
- Por acaso estou cheio de frio!... Não queres ligar o aquecedor?
- Mas tens o aquecedor no máximo! Nem sei como não te queimas, aí tão perto...
- Shut!... Escuta!...
- Bom, vou-me embora! Depois conta-me o que te disse o ET...

Música do Dia

Working Class Hero
, John Lennon (mp3)

sexta-feira, setembro 17


[clicar na imagem]

Perfilados de medo, agradecemos
o medo que nos salva da loucura.
Decisão e coragem valem menos
e a vida sem viver é mais segura.

Aventureiros já sem aventura,
perfilados de medo combatemos
irónicos fantasmas à procura
do que não fomos, do que não seremos.

Perfilados de medo, sem mais voz,
o coração nos dentes oprimido,
os loucos, os fantasmas somos nós.

Rebanho pelo medo perseguido,
já vivemos tão juntos e tão sós
que da vida perdemos o sentido...

Alexandre O'Neill (1924-1986)


[clicar na imagem]

Reconheço que tenho falhas em várias áreas... uma delas é a dita geografia. Quando andava na escola até era uma aluna razoável nesta disciplina mas depois... deixei de lado os mapas e, pura e simplesmente, esqueci-me de tudo...

Isto para dizer o quê?

Descobri hoje que Estocolmo, a capital da Suécia, está "rodeada" de 24 000 ilhas!!!

P.S.--- Já que falo das minhas ignorâncias, confesso que sou uma nulidade no que respeita à matemática...

I pretended you were Jesus
you were just dying to save me

(Crazy for You But) Not That Crazy, The Magnetic Fields

Música do Dia

Cowgirl, Underworld (
mp3)

quinta-feira, setembro 16

Rilo Kiley de novo...

Take offs and landings (2001)

A ouvir: science vs. romance



Dizem que Deus quando fecha uma porta
Abre uma janela
Dizem com um sorriso
que fica no 9º piso


Quinteto Tati

and if some dim bulb should say
we were in love in some way
kick all his teeth in for me
and if you feel like keeping on kicking
feel free


Meaningless, Magnetic Fields

P.S.--- sim, já postei esta letra mas desta vez é este pedacinho que tem direito aos seus 15 minutos de fama...

Música do Dia

Click Click, Girls Against Boys

quarta-feira, setembro 15

Músicas Especiais XXIII

Uma canção lindíssima dos Beatles e a versão de uma voz apaixonante.
De arrepiar...

Across the Universe, Rufus Wainwright (
mp3)


28 Days Later de Danny Boyle

Momentos altos:

A cidade de Londres deserta e

este
actor...

Um filme sobre zombies se assim o quiserem.
A mim falou-me do prazer das coisas simples.


Mississauga Goddam, The Hidden Cameras

A ouvir: In the Union of Wine

Mais aqui (samples, bahhh)

[Não deixem de ouvir a bem animada Fear Is On]


[clicar na imagem] (mp3)

Música do Dia

Bullhorn Moon
, Tara Jane O'Neil (mp3)

terça-feira, setembro 14

Os Embrace e a música que já roda com insistência por aí:

Gravity

Os Beauty Pill de novo:


The Unsustainable Lifestyle (2004), o álbum de estreia desta banda de Washington, DC. Eu ando à procura dele. Ah se ando...

A ouvir: Goodnight For Real


[clicar na imagem]

E aqui estão eles:

Os Beauty Pill

Recommended If You Like:

The Clash - Sandinista!
De La Soul - De La Soul Is Dead
Red House Painters - Old Ramon
Beck - Mutations
American Music Club - Mercury
Cornershop - When I Was Born For the 7th Time
John Lennon - Plastic Ono Band
Blur - 13
Elvis Costello - Imperial Bedroom
Luna - Bewitched
Marc Ribot - Saints
Photek - Form & Function
Arto Lindsay - Mundo Civilizado

A ouvir: The Cigarette Girl From The Future (
mp3)

Música do Dia

Whalebones
, Preston School of Industry

segunda-feira, setembro 13


[clicar na imagem]


Perdida de novo numa ginger-ale afternoon

When You Smile
(track 7)

It's like I never had to see it in your eyes or feel it
I could tell when you smile.
It's like I didn't need to say anything or do much, I could tell
when you smile
All of the subatomic pieces come together and
unfold themselves in a second...
every single molecule is right, when
all of the subatomic pieces come together and unfold
themselves in a second.

Konnichiwa^_^ Hoje, a rubrica "Nihon no Ongaku" deciciu entrar no combate de boxe iniciado pela nossa querida BecksFan;) Os lutadores são os Dragon_Ash, ESTA é a sua arma e este é o seu aspecto^_^

Banzai;)

Continuando a ouvi-los...


The Bed (2003), Low Skies

A ouvir: Down Below Him (
mp3)

Sad Hymn (
mp3)

Mr. Steve Albini com honras de Música do Dia

Watch Song, Shellac (mp3)

domingo, setembro 12


I Have Been To Beautiful Places (2004), Low Skies

A ouvir: Ready To Be Done

Mtooooo bom!

Música do Dia

With Arms Outstretched, Rilo Kiley

sábado, setembro 11


I Am The Fun Blame Monster (2003), Menomena
(uma das reviews sobre o álbum
aqui)

"from Portland USA... (tal como os The Shins) young band of indie rock dreamers and improvised schemers parlay their unique compositional style into a PERFECT debut CD! A must if you dig Unicorns/Pavement"

A ouvir: E. is Stable

Ora bem... The Libertines...

Para quem ia, como era o meu caso, com uma alta expectativa devido ao facto de serem uma das bandas mais excitantes do momento equiparada, sabe Deus porquê, aos The Strokes, The Hives é lógico que foi uma tremenda decepção...

Ok, verdade, apesar do péssimo som e da atitude apática da banda, ainda agitei bastante os ossos... Se isso minimizou a desilusão? Nahhhhhh... Meus ricos 15 euros e p**** que os pariu mais o seu minúsculo concerto!

Sim, fiquei aborrecida... nada de encore, nada de classe, rien!!!

E a atitude? O cuspir no chão, atirar-se para o mesmo a seguir, fazer stage diving (desta vez não me enganei, viste? :p), partir umas cabeças, provocar o público com algumas bocas... Rien...

O que valeu mesmo foi o pós-show na companhia de pessoal muito porreiro e o afogar das mágoas no BA. :)

Música do Dia

I'm All Shook Up, Elvis Presley

sexta-feira, setembro 10



Meaningless?
You mean it's all been meaningless?
Every whisper and caress?
Yes yes yes it was totally meaningless
Meaningless
like when two fireflies flouresce
Just like everything I guess
it was utterly meaningless
Even less
a little glimpse of nothingness
sucking meaning from the
rest of this mess
Yes yes yes it was thoroughly meaningless
and if some dim bulb should say
we were in love in some way
kick all his teeth in for me
and if you feel like keeping on kicking
feel free
Meaningless
Who dare say it wasn't meaningless?
Shout from the rooftops
and address the press
Ha ha ha it was totally meaningless
Meaningless
Meaning less than a game of chess
Just like your mother said
and mother knows best
I knew it all the time but now I confess
Yes yes yes how deliciously meaningless
Yes yes yes how effervescently meaningless
Yes yes yes how beautifully meaningless
Yes yes yes how profoundly meaningless
Yes yes yes how definatively meaningless
Yes yes yes how comprehensively meaningless
Yes yes yes how magnificently meaningless
Yes yes yes how incredibly meaningless
Yes yes yes how unprecedentedly meaningless
Yes yes yes how mind-blowingly meaningless
Yes yes yes how unbelievably meaningless
Yes yes yes how infinitely meaningless

Meaningless, The Magnetic Fields

Já muitas vezes referido por Mr. Quintão: Ron Fountenberry aka The Incredible Moses Leroy

A ouvir: Everybody's Getting Down

It's just my luck
I get hit by a car
While carrying a cake


A ouvir: Ghost Ship in a Storm, Jim O'Rourke

E uma das poucas lições válidas que retirei da fac foi mesmo esta:

A ironia é uma homenagem à inteligência do outro.


Música do Dia

Liquidation Totale, Loose Fur

Pois é, Mestre... Não se faz...

Está aqui uma pessoa ansiosa à espera que chegue o Outono e com ele o teu novo álbum e fazes-me isto! Não, não, não há direito...

Novo álbum no início de 2005...

E o raio do ano que nunca mais acaba... :p

quinta-feira, setembro 9

Recuperada dos Pedaços de Ontem (27 de Março) e a propósito do Festival Para Gente Sentada que decorre nos dias 1 e 2 de Outubro em Santa Maria da Feira, a "biografia" de Sufjan Stevens que irá actuar ao lado de nomes como Devendra Banhart, Rosie Thomas, Kate Walsh, entre outros ainda por confirmar.

The Milk Crate Story

"Sufjan Stevens was found in a milk crate on the doorstep of Mr. and Mrs. Stevens, in Detroit, MI, on Canada Day, July 1, 1975. He was wrapped in cellophane, and tagged on the wrist with the mysterious note: "I love you." Mr. and Mrs. Stevens had three other children: Jo-Jo, Zukey-Dukey, and Jam-Jam. Mrs. Stevens crocheted afghans for the flea market. Mr. Stevens was the custodian at the hospital. They had very little money, but very big hearts. They decided to keep the baby (using the milk crate to hold their National Geographics). They named him Sufjan Stevens, after Abu Sufjan Muhammad, the great Armenian Sufi warrior who slew ten thousand dragons to save the Fairy Princess. Despite his despondent looks, Sufjan was a good kid. Mr. and Mrs. Stevens did the best they could. They fed him carrots, they read him parts of the Bhagavad Gita, they combed his hair, they sang songs and tap-danced in the living room. Things were looking good!"


A belíssima
Sister

Música do Dia

So Alive, Ryan Adams

quarta-feira, setembro 8

Coisas simples
Pessoas simples
Rostos sem maquilhagem
Sorrisos abertos, sinceros
afecto
carinho

Gosto assim.

Neste refúgio partilhado por tantos, a necessidade de gritar, estar só e, no entanto, saber que há quem nos ouve, entende... A necessidade suprema do ser humano de ser amado... Como é patético o ser humano. Como somos patéticos...

Há tanto que se diz e tanto que calamos face à banalidade quotidiana...

e aqui...

Aqui todos no seu palco ansiando por espectadores, ávidos de atenção e piedade.
Humanos, ridículos humanos...
Todos sem excepção...
Aspirando a divinizar-nos...
claques de apoio, amigos que nos gritam elogios e acreditamos que somos os maiores, brincando aos deuses...
Ilusões, vaidades mundanas...
E aqui todos somos poetas, geniais e patéticos...

Patéticos na ausência de sentido, caminho, religião...

Na busca de algo, perdidos nos monitores, nos cabos...

PS-- mas a música embala-me, sempre o fez, anima-me a solidão, suaviza a dor e faz-me sorrir... Somos patéticos sim, mas brinquemos um pouco mais.

Música do Dia

Miss You, Rolling Stones

terça-feira, setembro 7

Enquanto procurava uma prenda de aniversário para a minha linda sobrinha que faz 9 anos, deparei-me com este pequeno tesouro:


La Sorcière et la Petite Fille do GRANDE Joann Sfar! [Je t'aime! :)]

Resultado: acabei por trazê-lo comigo.


E agora, adeuzinho, tenho uma história à minha espera.

P.S-- sim, não me esqueci de comprar a prenda da pequena ;)


Músicas Especiais XXII

Ainda triste pelo final dos This Beautiful Mess

Ouvindo:

temper the wind to the shorn lamb

e a Wood for trees a ecoar...

all i've got is one shot
so let's get it over with
tell me where do i aim
it's all the same to me
i've got nothing to lose and nothing to gain
i thought i was halfway but i'm not even close
i am running in circles around you
without ever getting a clearer view of you
if you want it to end right here
it will end right here
this will be the end of the line
if you want me to pull over now
i will pull over now
i will turn around right here
all it takes is all i'm not
all i need is all you've got
show me where do i go
i can't see the wood for the trees
you have brought me so far
now finish what you've started
you have brought me so far
now won't you take me home
cut it off
cut it off
if it leads you astray
if it pulls you away
from where you should be
it's better to go blind
than to never go at all
it's better to take the fall
than to never fall at all

**********

Obrigada!

Este álbum de novo:

Sunlight Makes Me Paranoid, Elefant.

Desta vez: Now That I Miss Her

(Smog) de novo...

Com honras de Música do Dia

Song

segunda-feira, setembro 6

New Kicks, Le Tigre

We Say No To War!
Peace Now!

Já está na hora de referir estes rapazes:

Loosers

A ouvir: Flux Information

P.S.-- Parabéns à Trompa que faz um óptimo serviço de divulgação da música portuguesa na blogosfera!

E o inevitável aconteceu...

A zoo-music girl suicidou-se.

Os poucos que leram as suas alarvidades sabem que era uma criatura com problemas.
Assisti ao seu último fôlego e sorrio pois sei que o seu fim foi sem sofrimento.
Apenas fico triste por saber que, para os suicidas, as portas do paraíso estão fechadas.

Aos que a visitavam o agradecimento da zoo.

Música do Dia

Sexual Healing, Marvin Gaye

Existem outros Joshs por aí. Atenção a este:


Hello Starling, Josh Ritter

A ouvir: Kathleen

p.s.-Este post é dedicado à Menina das Cerejas! :)

Um dos bons exemplos da nova chanson française:

Quelqu'un m'a dit, Carla Bruni

A ouvir: Le toi du moi

Je suis ton pile
Tu es mon face
Toi mon nombril
Et moi ta glace
Tu es l'envie et moi le geste
Toi le citron et moi le zeste
Je suis le thé, tu es la tasse
Toi la guitare et moi la basse

Je suis la pluie et tu es mes gouttes
Tu es le oui et moi le doute
T'es le bouquet je suis les fleurs
Tu es l'aorte et moi le coeur
Toi t'es l'instant moi le bonheur
Tu es le verre je suis le vin
Toi tu es l'herbe et moi le joint
Tu es le vent j'suis la rafale
Toi la raquette et moi la balle
T'es le jouet et moi l'enfant
T'es le vieillard et moi le temps
Je suis l'iris tu es la pupille
Je suis l'épice toi la papille
Toi l'eau qui vient et moi la bouche
Toi l'aube et moi le ciel qui s'couche
T'es le vicaire et moi l'ivresse
T'es le mensonge moi la paresse
T'es le guépard moi la vitesse
Tu es la main moi la caresse
Je suis l'enfer de ta pécheresse
Tu es le Ciel moi la Terre, hum
Je suis l'oreille de ta musique
Je suis le soleil de tes tropiques
Je suis le tabac de ta pipe
T'es le plaisir je suis la foudre
Tu es la gamme et moi la note
Tu es la flamme moi l'allumette
T'es la chaleur j'suis la paresse
T'es la torpeur et moi la sieste
T'es la fraîcheur et moi l'averse
Tu es les fesses je suis la chaise
Tu es bémol et moi j'suis dièse

T'es le Laurel de mon Hardy
T'es le plaisir de mon soupir
T'es la moustache de mon Trotski
T'es tous les éclats de mon rire
Tu es le chant de ma sirène
Tu es le sang et moi la veine
T'es le jamais de mon toujours
T'es mon amour t'es mon amour

Je suis ton pile
Toi mon face
Toi mon nombril
Et moi ta glace
Tu es l'envie et moi le geste
T'es le citron et moi le zeste
Je suis le thé, tu es la tasse
Toi la putain et moi la passe
Tu es la tombe et moi l'épitaphe
Et toi le texte, moi le paragraphe
Tu es le lapsus et moi la gaffe
Toi l'élégance et moi la grâce
Tu es l'effet et moi la cause
Toi le divan moi la névrose
Toi l'épine moi la rose
Tu es la tristesse moi le poète
Tu es la Belle et moi la Bête
Tu es le corps et moi la tête
Tu es le corps. Hummm !
T'es le sérieux moi l'insouciance
Toi le flic moi la balance
Toi le gibier moi la potence
Toi l'ennui et moi la transe
Toi le très peu moi le beaucoup
Moi le sage et toi le fou
Tu es l'éclair et moi la poudre
Toi la paille et moi la poutre
Tu es le surmoi de mon ça
C'est toi Charybde et moi Scylla
Tu es la mère et moi le doute
Tu es le néant et moi le tout
Tu es le chant de ma sirène
Toi tu es le sang et moi la veine
T'es le jamais de mon toujours
T'es mon amour t'es mon amour

domingo, setembro 5

As coisas só ganham valor quando existe amor...
"A chair is still a chair, even when there's no one sittin' there
But a chair is not a house and a house is not a home
When there's no one there to hold you tight
And no one there you can kiss goodnight

A room is a still a room, even when there's nothin' there but gloom
But a room is not a house and a house is not a home
When the two of us are far apart
And one of us has a broken heart

Now and then I call your name
And suddenly your face appears
But it's just a crazy game
When it ends, it ends in tears

Pretty little darling, have a heart, don't let one mistake keep us apart
I'm not meant to live alone, turn this house into a home
When I climb the stairs and turn the key
Oh, please be there, sayin' that you're still in love with me, yeah...

I'm not meant to live alone, turn this house into a home
When I climb the stairs and turn the key
Oh, please be there, still in love
I said still in love
Still in love with you...yeah...

Are you gonna be in love with me
I want you and need to be, yeah
Still in love with me
Say you're gonna be in love with me
It's drivin' me crazy to think that my baby
Couldn't be still in love with me"

A marcar na agenda:

o concerto de Mr. Rufus na Aula Magna: dia 13 de Novembro.


Chris Eckman e o seu excelente The Black Field de novo...

E desta vez tenho o prazer de deixar aqui para audição uma das várias pérolas deste Grande, Grande álbum:

Healing Waters Of The Flood