segunda-feira, outubro 31

Começo a conhecer muito bem o aeroporto de Lisboa. A uma semana do final do Festival, seria realmente difícil não saber já onde são as partidas, as chegadas, os ecrãs com o número do balcão do check-in, as portas de saída...
Hoje foi especialmente engraçada a partida do jovem artista francês que stressa com as despedidas. E a gentileza do casal italiano que quer que eu vá a Florença visitá-los.
É duro trabalhar todos os dias sem folgas, sempre com os fins-de-semana ocupados, mas tem sido gratificante ouvir tanto feedback positivo.
Amanhã é mais um dia no aeroporto. De manhã, de tarde. Partidas. Depois virão os convidados para o último fim-de-semana. Mais uns dias de aeroporto. Chegadas.
E as recordações, os presentes acumulam-se. Os sorrisos fazem esquecer as dores de cabeça pelas noites mal dormidas e o excesso de vinho nos jantares intermináveis, as palavras afectuosas massajam os pés doridos. No final, entre beijos e abraços, despeço-me de um amigo. E essa sensação é impagável. :)

quarta-feira, outubro 26

Toca a votar no Beckito:



Beck has been nominated for Best Video and Best Alternative in this years MTV Europe Music Awards.

The MTV Europe Music Awards take place November 3rd. Vote online now at ema.mtv.co.uk/

%-)

quarta-feira, outubro 19

Post no PC do trabalho temporário

Como dizia numa resposta a um comentário num post anterior, actualmente o trabalho por aqui está todo mais ou menos organizado e, agora, estou prestes a cair para cima do teclado devido ao tédio e sono. Para evitar tal, decidi escrever mais uma ou outra imbecilidade que me permita não ficar com a cabeça cheia de marcas das letrinhas que neste momento pressiono com os meus dedos entediados e que observo com os meus olhos ensonados.
hmmm... falar do quê? Feijoada. Sim, vou falar sobre o meu almoço de hoje.
Houve uma fase em que, devido a uma qualquer promoção de um qualquer supermercado, havia quase sempre ao almoço o célebre carapau ou o peixe-espada. Parece que essa promoção terminou. Hoje esperava-me uma bela feijoada e o meu estômago sorriu. Sim, o meu estômago sorri. É um pormenor que vos revelo. Um pormenor imbecil, decerto, mas assim é e nada há a fazer. Quando ele sorri é, obviamente, um excelente sinal. O meu estômago tem um lugar muito importante na minha vida e quando está infeliz torna-se um tirano insuportável como todos os tiranos à séria são. Farta-se de resmungar, faz caretas feias e espeta alfinetes em si mesmo para me causar dor. Quando assim é, é complicado fazê-lo sorrir de novo. Faz birra e não aceita comida alguma. É uma forma lá dele de me dizer que está aborrecido comigo.
Aí, temos de tratá-lo como a um bébé recém-nascido, pegar-lhe ao colo e acalmá-lo. Quando deixa de soluçar lá se tenta dar-lhe blédina ou outros alimentos ridículos para o estômago de uma pessoa adulta. Mas ele não se dá conta do ridículo. É egoísta como qualquer criança e quer mimos e atenção a toda a hora. Se o deixamos um pouco à vontade, é capaz de desatar a desarrumar tudo e não pensem que é ele quem limpa a confusão...
Mas o que interessa é o almoço de hoje. Hoje foi feijoada e estava boa. O estômago sorriu (agora anda mais simpático e ajuízado) e correu tudo lindamente.
Neste momento, devo estar a fazer a digestão o que me provoca alguma moleza e me obriga a continuar a escrever imbecilidades para não cair para cima do teclado...

domingo, outubro 16

O Festival de todos os sonhos

Todos os anos, no mês de Outubro, a Amadora transforma-se no Reino-dos-Sonhos, acolhendo profissionais e público em geral numa festa, uma celebração de uma forma de arte / linguagem / indústria, centrada no livro de BD.

O Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora (FIBDA) decorre anualmente, e, desde 1990, conseguiu projectar a cidade da Amadora primeiro como capital nacional da banda desenhada, e depois como importante marco ao nível internacional.
Acolhendo o Sonho como tema central, a 16ª Edição do FIBDA, que será inaugurada no próximo dia 21, não deixa de questionar o espaço que uma cidade como a Amadora deixa para os sonhos. É um tema a que, necessariamente, voltarei.
Ricardo Ferrand, o autor de A Verdadeira História de Portugal, assina a imagem do FIBDA 2005, e será o autor português em destaque, com uma exposição individual.
O Sonho na Banda Desenhada apresenta um núcleo ambicioso. Celebram-se no mês de Outubro cem anos sobre o início da publicação original de um dos maiores clássicos da BD: Little Nemo in Slumberland, de Winsor McCay. Foi em 15 de Outubro de 1905, nas páginas do ?New York Herald?, de James Gordon Bennett, que o Rei Morfeus mandou pedir ao pequeno Nemo que comparecesse no Reino-dos-Sonhos. Foi esta a série que definiu a banda desenhada tal como a conhecemos hoje. O FIBDA celebra a série Little Nemo e o génio de McCay, que abordou o sonho noutras séries. Little Nemo e McCay estarão em evidência com uma exposição na Galeria Municipal Artur Bual, e uma pequena mostra no núcleo central da estação de metro de Amadora-Este.
O sonho na BD portuguesa dos últimos 15 anos é uma exposição colectiva que mostra como o sonho tem sido um dos protagonistas do actual momento da banda desenhada nacional.
De Um Catálogo de Sonhos, A Tribo dos Sonhos Cruzados, esta exposição reúne alguns dos exemplos mais significativos da presença do sonho na banda desenhada portuguesa dos últimos 15 anos (a idade do FIBDA), integrando trabalhos de António Jorge Gonçalves, David Soares, Diniz Conefrey, Filipe Abranches, João Fazenda, José Carlos Fernandes, José Ruy, Luís Louro, Miguel Rocha, Rui Lacas e Rui Pimentel.
O sonho na BD dá ainda especial atenção a títulos, séries e autores que destacaram a temática dos sonhos: Sandman (de Neil Gaiman e diversos autores, editado em Portugal pelas edições Devir), Olivier Rameau (de Dany e Greg, editado em Portugal na revista Tintin), O Sonho Prolongado do Sr. T (de Max, autor espanhol de Peter Pank, personagem que esteve em evidência no FIBDA 95), Alice in Sunderland (de Bryan Talbot, autor que esteve presente no FIBDA 2004), As Cidades Obscuras (de Schuiten & Peeters, editado em Portugal pela Meribérica-Liber e Witloof Edições), Promethea (de Alan Moore e J.H.Williams, série que esteve em destaque na exposição Argumentos, apresentada pelo CNBDI em 2002), Fred, Jodorowsky, Moebius, etc.
Haverá também um núcleo dedicado às séries de homenagem ou paródia a Little Nemo: Agar, de Moliterni (o argumentista de Harry Chase, Scarlett Dream e Taar, todos editados em Portugal pela Meribérica-Liber) e Gigi; Little Ego, de Giardino, editado em Portugal pela Meribérica-Liber; Little Nemo, de Moebius e Marchand, editada em Portugal pela Meribérica-Liber (de onde se retirou a imagem que ilustra este texto); McCay, de Smolderen (o argumentista de Gipsy e Olivier Varèse, ambas com Marini e editadas em Portugal pelas Edições Asa) e Bramanti, e Nic, de Hermann.
Numa iniciativa de Geraldes Lino, diversos autores portugueses foram convidados a homenagear Little Nemo para o FIBDA.
Pela primeira vez no mundo, será apresentada uma exposição colectiva de Dreamcomics, uma mostra de autores de todo o mundo que registam os seus sonhos em forma de banda desenhada: David B. (França), Steve Bissette (EUA), Al Davison (Inglaterra), Julie Doucet (Canadá), Neil Gaiman (Inglaterra), Rick Grimes (EUA), Horus (Alemanha), Jesse Reklaw (EUA), Dave Sim (Canadá), Rick Veitch (EUA), Jim Woodring (EUA), Alekzandar Zograf (Sérvia), Michael Zulli (EUA), etc.
Fora dos sonhos, e para além dos concursos (este ano muito concorridos), estão previstas uma exposição sobre O Menino Triste (projecto de J. Mascarenhas, membro do colectivo Extractus), uma mostra alusiva aos 40 anos da personagem Taka Takata, uma exposição relativa ao argumentista norte?americano Ed Brubaker (Catwoman, Sleeper, etc.) e uma colectiva do projecto Event Horizon de Liam Sharp. O espaço infantil fica a cargo de José Abrantes.
Os Recreios da Amadora acolhem as exposições de cartoon, e a Casa Roque Gameiro volta a receber as mostras de ilustração, dedicadas a Carlos Alberto e Marta Torrão.
Em termos de presenças de autores estrangeiros, este é um dos cartazes mais impressionantes da história do Festival, já que viajam até à Amadora autores para todos os gostos: Claude Moliterni, Thierry Smolderen, Bramanti, Bruno Marchand, Giardino, Max, Bryan Talbot, Rick Veitch, Al Davison, Zograf, Jim Woodring, Ed Brubaker, Sean Phillips, Cameron Stewart, Liam Sharp, Jo-El Azara, Leandro Fernandez, Esad Ribic e Gary Spencer Millidge. E ainda se aguardam mais confirmações por parte do FIBDA, e os nomes dos autores ligados às Edições Asa. (Pedro Mota)
:)

sexta-feira, outubro 14

Luz e Escuridão, Sonho e Realidade, Passado e Presente (título à escolha)

Ontem foi uma noite muito estranha. Por vários motivos.
Foi o regresso a um local por mim frequentado durante seis anos. O hiato: cinco.
Em 2000, "a plan and a pocket of poems". Agora não há plano e deixei de chamar aos meus poucos escritos poemas. Amadureci, fiquei amarga...? Talvez apenas mais velha.
Cerca de três horas de espera numa noite fria, cérebro algo congelado e o carimbo do mocho. Aí lembrei-me de quando me enchiam as palmas das mãos de tinta e de palavras desconexas.
O Bar Novo da FLUL, local que me viu jogar às cartas, à verdade e consequência, que assistiu aos primeiros beijos, às paranóias, à gastroenterite e aos baldanços às aulas de Latim e outras que tais. 94 ou 95. Mas os rostos eram outros e o passado não encaixava ali.
Íamos assistir a um espectáculo de Rock: Linda Martini e Vicious 5, duas bandas que já estão a dar que falar.
Música. Luzes. Esquece-se o espaço.
Depois a escuridão. Esquecem-se os rostos. E o tal Bar que já não é o meu Bar ainda me oferece algum calor.
1h da manhã.
Nas mãos tinta. Palavras desconexas escritas à pressa na escuridão.


>> A reportagem no Bodyspace sobre esta noite na FLUL.

domingo, outubro 9


O líder dos New Pornographers, A.C.Newman , também a solo: The Slow Wonder

A ouvir: Drink To Me Babe Then

sexta-feira, outubro 7

Re-post

Vil Coyote vs Bip Bip



C'est une éternelle bataille entre nécessité et vélocité, entre exaspération et accélération.

"knock, knock, are you there?" O_o

quarta-feira, outubro 5

The Ugly People Vs. the Beautiful People

Apenas dois apontamentos rápidos:

1. As raparigas do meu local de trabalho têm malas coloridas, algumas com laçarotes, outras com aquelas rosas da moda. Eu raramente largo o meu saco a tiracolo negro;

2. As raparigas do meu local de trabalho não fumam e, mesmo as que fumam, evitam fazê-lo e comem fruta. Eu não levo fruta e cada vez fumo mais.

segunda-feira, outubro 3

Once I had a little game...

...ia à Downtown: desenhavam-se por lá capas de discos.

Objectivo? Descubram por vocês.












PS: evitem dizer que não sei desenhar: message received loud and clear...

domingo, outubro 2

Sometimes you've got to turn it off, yeah, you gotta walk away

Todd Zilla , o novo álbum dos Grandaddy verá a luz do dia no início de 2006. No entanto, a banda deixa-nos espreitar este primeiro avanço:

Pull The Curtains

(right-click, "Save Target As")

sábado, outubro 1

Só porque sim...

Novi Svet Theme

...mais uma do Chris. Porque o Chris é amargo e doce, severo e meigo, pecador e melhor que todos nós.