terça-feira, setembro 21

Abro a porta da despensa: farinha, açúcar, ovos...
Espreito a receita do bolo, retiro a tigela do armário, procuro a colher de pau. Aperto o avental, prendo os cabelos num rabo de cavalo.
Observo atenta a mesa da cozinha. Espero-te.
Começamos?



Começamos, sim. Dentro de segundos... procuro dois elásticos q prendam as tranças do meu cabelo. Dou um nó por trás do teu avental, coloco o meu... q é mt mais prático, pois veste-se qual um colete. Olho os ingredientes, esboço-te um sorriso e digo: aparentemente, n te esqueceste de nada. O meu olhar de troça n te incomodou nem um pouco, e eu sorri para mim e murmurei: ainda bem. Sei q queremos um lindo bolo de iogurte, mas agora e para já... vou apenas ligar o forno a 250 graus. Calço as luvas de plástico transparente, separo as tigelas, e tenho já uma mini balança perto de mim... ajudas-me agora?

Olho-te admirada. O teu ar profissional e sério torna difícil reprimir as gargalhadas que me fazem cócegas na garganta. Digo apenas:
Pesas a farinha e peneiras mto bem, enquanto eu separo as gemas das claras, sim?
Determinado, pegas na receita e lês em voz alta: 200 gr. Óptimo!
Observo os movimentos rápidos e nervosos dos teus dedos e rio por fim. Voltas-te, fazes um ar incomodado: Menina, isto não é uma brincadeira! É uma tarefa complexa e que exige concentração!
A repreensão apanha-me de surpresa. Fico parada por momentos, tentando ler o teu rosto. Denuncias-te, erguendo o sobrolho, espiando a minha reacção.
Gargalhadas.



Sim, gargalhadas de olhos cerrados. Estas, entoaram em eco... cuidado, menina!! Devo-te anunciar q já passam das 04:00 da manhã. As paredes de tijolo moderno deixam passar todo e qualquer movimento sónico repentino. Mas n quisemos saber, o riso era bem patente: Incontrolável! Afinal, n havia sentido na seriedade deste objectivo... um bolo de iogurte perfeito n existe, todos imaginam o seu como tal. Mas nem isso passava na tua cabeça, ideal seria sim... confrontar a beleza da força de um anúncio de calor a transformar uma tigela de batido num projecto sólido, enfatiado para cumprir o nosso apetite. A balança mediu a nosso favor ;) o açúcar n foi poupado! Vi, por dentro dos teus olhos, a tua fértil imaginação a ponderar se devias deixar os restos perdurados da tigela para rapares às minhas escondidas... n foi assim?



hummmm... Sabes que a gula é um dos meus vários pecados. Mas não me acuses também de egoísmo! Tencionava partilhar contigo a tigela, acrescento sorrindo.
Esperamos que o bolo nos surpreenda no seu crescimento fermentado. Se assim não for, direi que a culpa é tua que não mexeste bem até fazer múltiplas bolhinhas :P
Esperamos.

Esperamos, sim... a luzinha vermelha lá está, especada e luzidia qual um maestro q acompanha cada minuto da fermentação. O calor q o forno fornece dá-me uma ideia: pq n abrir o licor mistério, preparado pela senhora "mistério" de seu nome inquilina. Soube há dias, q há uma réplica guardada sob o sol do velho mostruário da loja-casa, aqui logo ao lado... caminhamos até lá enquanto o bolo se solidifica, e entretanto passeamos a nossa conversa em dia, sobre segredos a revelar, e gargalhadas de permeio q batutam sobre saudosos momentos, já passados ou por passar. Abrimos a escada, retomamos os nossos lugares... tu és a dj!!!! Pq n pões a música do dia, para que descalços, e enquanto esperamos, pudessemos dançar sobre os sofás, as cadeiras, ou até, porque não, sobre o chão...

Sim, dançamos descalços... Já me habituaste a esse ritual, parceiro de danças na madrugada. Mas não rodopiemos muito que o licor, na sua doçura, escondia o seu verdadeiro poder. E a música baixinha apenas a sussurrar-nos notas gentis. Lembra-te dos vizinhos.
Dancemos, atenção às pisadelas... gargalhadas. E o bolo já cheira e a melodia embala-nos na alegria da missão cumprida. Está bem coradinho e arrefece na mesa da cozinha.
A música recomeça. Dancemos mais um pouco. Depois iremos brindar às noites em que enganamos o tédio a fazer bolos, deitados no chão, trincando felizes as nossas fatias.

A ouvir: i am going home to bake a cake (mp3)

------Bolo feito a meias com o Ileee. Obrigada pela ajuda, ficou uma delícia! ;)------

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial