quarta-feira, outubro 6

A 5ª Festa do Cinema Francês começa amanhã:

Esta iniciativa, organizada anualmente pelo Instituto Franco-Português e pela Embaixada de França, é na actualidade uma das propostas cinematográficas mais interessantes no panorama nacional. A edição deste ano vai ser extendida a 5 cidades, pelas quais serão exibidas 32 películas entre 7 e 31 de Outubro. Para além de Lisboa, Porto e Coimbra, também Faro e Santarém terão oportunidade de visualizar alguns dos melhores filmes da frutífera produção gaulesa do ano transacto, todos filmes inéditos no nosso país (a maioria com distribuição comercial assegurada em Portugal para o próximo ano) e até mesmo em França.
Destacam-se nos filmes deste ano nomes consagrados (de actores e realizadores) como os de Vincent Cassel, Monica Belucci, Nastassja Kinski, Christophe Lambert, Juliette Lewis, Michael Madsen, François Ozon, Wong Kar-Wai, Jean-Pierre Darroussin, Emmanuelle Béart, Charlotte Gainsbourg, Johnny Depp, Enki Bilal, Guillaume Canet, Daniel Auteuil, Audrey Tatou, Jean-Luc Godard, Gérard Depardieu, ou Jean Reno. No entanto, a grande aposta da edição deste ano da festa são as primeiras obras de jovens realizadores, como Yann Samuell ("Jeux D'Enfants").
Em 2004, os homenageados da Festa vão ser portugueses. A actriz Isabel Ruth é o destaque na sessão inaugural de Lisboa, precisamente a 7 de Outubro, onde o certame contará com uma cerimónia de abertura oficial no cinema S. Jorge. Na cidade do Porto, a Festa vai homenagear o decano Manoel de Oliveira, em sessão inaugural a 13 de Outubro no Teatro Rivoli. Outros nomes, estes do cinema francês, estão ainda em aberto para uma eventual vinda a Portugal.
Como também já é habitual nesta iniciativa, outros acontecimentos paralelos irão decorrer. A Cinemateca, um dos parceiros habituais, terá uma programação especial sob a temática "A música no Cinema Francês". A ideia é projectar durante todo o mês de Outubro diversos filmes de todas as épocas, onde "a música tem um papel predominante", como refere o comunicado da organização.
Outro destaque entre os eventos paralelos deste ano é, sem dúvida, o concerto de músicas de filmes franceses na noite de 23 de Outubro. A Sociedade de Geografia será o espaço nobre para este serão, ao som da Orquestra Metropolitana de Lisboa.
Também a RTP irá juntar-se à Festa do Cinema Francês através da exibição nos seus dois canais principais de diversos filmes de produção gaulesa. (mais aqui:
lista dos filmes em exibição)