quinta-feira, fevereiro 10

Momento educativo, by 'psycho_sano'^^
A nossa mente perversa é constituída por 3 instâncias psíquicas, que funcionam do seguinte modo:

1. ID
O id é a parte mais obscura das pessoas. É muito pulsional e tem necessidade de ser satisfeito, o que nem sempre acontece. Para que tal seja possível tem de existir a transacção com a realidade. (tradução: é o nosso umbigo)

2. EGO
Este faz a transacção com a realidade. É o mediador entre o ID e o real. É uma parte do ID que, quando contacta com a realidade, transforma-se em EGO. É como se fosse uma especialização do id. Com o passar do tempo, comportamentos como a mamada formam uma representação global, formando um pequeno núcleo. Com o aumento das experiências formam-se outros núcleos. Todos juntos originam o EGO. Experiências como a exploração do corpo, adormecer, brincar com o biberon e a mamada contribuem para a formação desse núcleo. O EGO é comandado tanto pelo ID como pelo SUPEREGO.
As principais funções do EGO são: consciência, percepção sensorial, percepção e expressão do afecto, pensamento, controlo motor, linguagem, memória, mecanismos de defesa, controlo, regulação, função integradora e harmonizadora e verificação da realidade.
3. SUPER-EGO
É o herdeiro do complexo de Édipo e é uma especialização do EGO para funções como: auto-observação, função de consciência moral, censura (autoriza ou não qualquer conduta), função de ideal (valores e ideais dos pais). Quando a acção do superego não ocorre vivemos sentimentos de culpabilidade e inferioridade. (Ou seja... são as fucking-rules impostas pela nossa sociedade e pelos nossos paizinhos.)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial